As histórias da história do Cinema

História

História do Cinema: 1990-1999

Imagem do filme independente "O Projecto Blair Witch"

Os independentes

À entrada da década de 90, os blockbusters continuavam a dominar Hollywood, mas os seus custos eram cada vez maiores e incomportáveis. Filmes com orçamentos entre os 100 e os 200 milhões de dólares tornaram-se comuns devido aos custos dos efeitos especiais, mas principalmente devido aos salários das estrelas, que podiam atingir os 20 milhões de dólares por filme. Com estes custos grande parte das produções estavam condenadas a perder dinheiro, mas o sucesso de filmes como Exterminador Implacável 2, Parque Jurássico, Forrest Gump e, principalmente, Titanic, desafiavam a lógica e sustentavam a economia de Hollywood.

À medida que os blockbusters cresciam em espectáculo e em custos, surgiam no mercado filmes de menor orçamento, mas de maior qualidade e que aos poucos começaram a ganhar o seu espaço. Iniciado com a criação do Instituto Sundance na década de 80, este “movimento”, que incluía realizadores como Quentin Tarantino, Kevin Smith, os irmãos Cohen, Todd Solondz, entre outros, soube tirar proveito do mercado, explorando de uma forma extremamente eficaz os diversos canais de distribuição de filmes: vídeo, canais por cabo, internet, salas de cinema, entre outros.

Hollywood viu-se, então, confrontada com uma nova realidade, que teve o seu ponto alto no final da década quando a produtora independente Miramax dominou, quase por completo, os Óscares. Mais surpreendida ficou quando o filme de baixo orçamento O Projecto Blair Witch (1999) arrecadou mais de 140 milhões de dólares, tornando-se num dos mais lucrativos filmes da história do cinema e obrigar Hollywood a levar a sério a internet como meio de comunicação.

Por detrás das câmaras, Hollywood também estava em transformação: a Disney tornou-se numa das mais poderosas empresas cinematográficas; a Orion Pictures, fundada em 1978, foi à falência em 1991 e três anos mais tarde o realizador Steven Spielberg, o ex-executivo da Disney Jeffrey Katzenberg e o magnata da música David Geffen formaram o primeiro estúdio de Hollywood em décadas, a Dreamworks SKG. Mas a transformação mais significativa dá-se a nível técnico, com o formato digital a abrir novas possibilidades, quer a nível de realização e montagem dos filmes, quer na distribuição destes. A verdadeira revolução digital a que se assistiu possibilitou a proliferação de novos realizadores, que de uma forma mais barata conseguiam realizar e distribuir os seus filmes.

Num mundo cada vez mais global e ajudado pelo movimento dos independentes nos Estados Unidos, diversas cinematografias nacionais começaram a ganhar o seu espaço: os filmes de Hong Kong, onde se destacam os protagonizados por Jackie Chan e Chow Yun-Fat, ganham cada vez maior aceitação no ocidente; Jane Campion e Peter Jackson dão uma nova força à cinematografia da Nova-Zelândia; Regresso a Howards End, Jogo de Lágrimas, entre outros reforçam a imagem de qualidade da Grã-Bertanha; na Dinamarca surge o único movimento cinematográfico da década (Dogma 95) e a Itália consegue a honra de ter dois filmes candidatos ao Óscar de melhor filme.

Imagem promocional de Toy Story – Os Rivais

Timeline, Década 1990-1999

1990

  • O investidor italiano Giancarlo Paretti assume o controlo da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), pouco antes de ser condenado por fraude num tribunal do seu país.
  • A gigante japonesa da electrónica de consumo Matsushita Industrial compra a MCA/Universal.
  • A Time Warner adquire os direitos videográficos dos filmes da United Artists.
  • O salário de 13 milhões de dólares que Arnold Scharzenegger terá recebido pela sua participação em Desafio Total dá novo alento à controvérsia sobre o escandaloso aumento dos salários das estrelas de cinema.
  • O número de drive-ins, nos EUA, diminui para menos de mil.
  • Diversos realizadores, entre eles Martin Scorsese, criam a Film Foundation, que tem como objectivo promover a preservação de filmes.

1991

  • Muito embora o sucesso de Silêncio dos Inocentes, a Orion Pictures enfrenta uma grave crise financeira. Sem dinheiro para promover e distribuir os filmes que tem em carteira, adia as suas estreias e acaba por declarar falência.
  • O banco Credit Lyonnais, o maior credor da MGM, força Giancarlo Paretti a abdicar do controlo do estúdio, cujos filmes continuam a revelar-se verdadeiros fracassos de bilheteira.
  • Os filmes A Malta do Bairro e A Cidade do Novo Paraíso, dramas sobre os guetos norte-americanos, provocam violência nas salas de cinema.
  • Barton Fink, dos irmãos Coen, é o primeiro filme a ganhar os três principais prémios do Festival de Cinema de Cannes (Palma de Ouro, melhor realizador e melhor actor).
  • Cyrano de Bergerac ganha uns impressionantes 10 Césars, os prémios franceses equivalentes aos Óscares.
  • Tilai, filme vencedor do prémio especial do júri de Cannes, confirma Idrissa Ouedraogo, do Burkina Faso, com uma das principais realizadoras do continente africano.
  • Os filmes norte-americanos dominam 86% do mercado egípcio.

1992

  • O valor gasto pelos norte-americanos no aluguer ou compra de filmes representa o dobro do que gastam em bilhetes de cinema.
  • Diversos estúdios cinematográficos mudam os seus responsáveis pela produção.
  • A MGM abandona as suas famosas instalações em Culver City, na Califórnia, que são ocupadas pela Sony.
  • Malcom X, do realizador Spike Lee, é financiado por parte da comunidade negra de Hollywood, mas o filme gera controvérsia entre a comunidade, nomeadamente em alguns intelectuais, que questionam a capacidade de Lee em “contar” a história do carismático líder.
  • Receando violência, os estúdios de Hollywood encerram mais cedo no dia em que é anunciado o veredicto do caso Rodney King (um negro espancado por polícias brancos).
  • Instinto Fatal, famoso pelas suas cenas ousadas, torna Sharon Stone numa estrela de cinema.
  • O canal de televisão britânico BBC é criticado pelo Parlamento por transmitir o filme A Última Tentação de Cristo.
  • O parque temático Eurodisney abre as suas portas em Paris.
  • As autoridades sul-coreanas permitem a distribuição do filme White Badge, o primeiro filme anti-guerra do país.

1993

  • A Disney compra a distribuidora independente Miramax.
  • Mais de 3/4 das casas norte-americanas com televisão também possuem gravadores VHS.
  • A detenção de Heidi Fleiss, cujos serviços de prostituição eram utilizados por muitas celebridades em Hollywood, cria um escândalo nacional.
  • As mortes de Brandon Lee e River Phoenix abalam a comunidade cinematográfica americana: Lee, filho do actor Bruce Lee, foi vítima de um acidente com uma pistola enquanto filmava uma cena do filme O Corvo; Phoenix faleceu à porta de uma discoteca, vítima de uma mistura de álcool e drogas.
  • França consegue manter a taxa de importação de filmes norte-americanos durante as negociações sobre as tarifas de comercio internacional.
  • O filme francês Germinal, com Gerard Depardieu e realizado por Claude Berri, torna-se no filme europeu mais caro de sempre, com um custo total de 175 milhões de francos.

1994

  • Los Angeles é abalada por um tremor de terra que destrói algumas instalações cinematográficas.
  • A Viacom adquire a Paramount Pictures.
  • A Sony declara milhões de dólares de prejuízo nos seus investimentos cinematográficos e despede Peter Guber, executivo responsável pela divisão de filmes.
  • Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen criam o estúdio DreamWorks SKG.
  • O visionamento dos filmes candidatos aos Óscares em cassetes VHS, em vez de nas salas de cinema, é pratica comum entre os membros da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas que votam nos prémios.
  • Ao não ganhar o óscar para melhor documentário, Hoop Dreams leva a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas a rever as suas regras para a votação nessa categoria.
  • Documentos internos de uma tabaqueira norte-americana revelam que pagou 1 milhão de dólares, entre 1979 e 1983, para que os seus cigarros surgissem claramente em 22 filmes.
  • Nos Estados Unidos, o IFC, canal de filmes independentes, inicia a sua emissão.
  • Quentin Tarantino ganha a Palma de Ouro do Festival de Cannes, com Pulp Fiction.
  • Após o sucesso de filmes como Ace Ventura: Detective Animal e A Máscara, Jim Carrey torna-se o novo rei da comédia norte-americana.
  • A Grã-Bretanha adopta medidas ainda mais rígidas que impedem a distribuição e exibição de filmes violentos.
  • O filme britânico Quatro Casamentos e um Funeral torna-se um sucesso inesperado, inclusive nos Estados Unidos.
  • A Irlanda bane o filme Assassinos Natos.
  • Diversas nações Árabes banem o filme norte-americano A Lista de Schindler, devido ao sexo e violência.

1995

  • Os custos de produção de um filme em Hollywood duplicam em 5 anos.
  • Robert Redford, actor e fundador do Festival Sundance, cria o canal por cabo Sundance para a exibição de filmes independentes.
  • William Groom, autor do livro em que foi baseado o filme Forrest Gump, desafia a declaração da Paramount Pictures de que o filme teve um prejuízo de 62 milhões de dólares. As práticas contabilísticas dos estúdios de Hollywood passam, então, a ser mais escrutinadas.
  • O Rei Leão atinge as 20 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos.
  • A exibição de A Última Sedução no canal HBO, antes da sua estreia nas salas de cinema, é um exemplo da crescente convergência entre os diversos meios de comunicação.
  • O filme de animação da Disney Pocahontas tem a maior estreia da história do cinema ao ser exibido, gratuitamente, no Central Park de Nova Iorque para 100 mil pessoas.
  • Toy Story: Os Rivais é a primeira longa-metragem de animação totalmente feita por computador.
  • A cobertura jornalística do Festival de Cannes por diversos sites de internet e a grande campanha publicitária do filme Batman para Sempre, também na internet, confirmam a importância deste novo meio de comunicação na promoção e divulgação da sétima arte.
  • O número de espectadores de cinema na China é estimado em 5 biliões, aproximadamente 4 vezes mais do que nos Estados Unidos. Perante estes números, Hollywood expressa o seu desejo em entrar no mercado chinês.
  • A China não permite o realizador Yimov Zhang de participar no Festival de Nova Iorque deste ano porque um dos filmes do festival é The Gate of Heavenly Place, sobre os acontecimentos da Praça Tianamen, em 1989.

1996

  • A cerimónia de entrega dos prémios norte-americanos Globos de Ouro é transmitida pela primeira vez na televisão.
  • O Dia da Independência arrecada cerca de 100 milhões de dólares nos primeiros dias de exibição: a estreia de maior sucesso na história do cinema.
  • O sucesso de filmes em língua estrangeira nos Estados Unidos é tão baixo que a maioria não consegue arrecadar sequer 1 milhão de dólares, valor mínimo para que a distribuição de um filme seja rentável.
  • O Carteiro de Pablo Neruda, é o primeiro filme em língua estrangeira desde Lágrimas e Suspiros (1973) a ser nomeado para o Óscar de melhor filme.
  • A China pressiona a Disney a não produzir o filme Kundun, sobre a vida do Dalai Lama. Pequim ameaça impedir a empresa a entrar no lucrativo mercado chinês. A Disney avança para a produção do filme.
  • Os Estados Unidos pressionam a China a combater a pirataria cinematográfica.

1997

  • Nos Estados Unidos, os custos de produção e distribuição de um filme aumentam 150% no espaço de uma década.
  • À excepção de Jerry Maguire, os filmes independentes dominam as nomeações dos Óscares deste ano.
  • As bandas sonoras dominam a lista dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos.
  • Titanic, a mais cara produção de sempre, desafia todas as expectativas e torna-se, também, o filme de maior sucesso de bilheteira do mundo.
  • A produção cinematográfica britânica aumenta, graças a incentivos fiscais e a fundos provenientes da lotaria nacional.
  • A indústria cinematográfica dos países da ex-União Soviética atinge o seu ponto mais baixo: os filmes norte-americanos dominam os diversos mercados e muitos dos seus artistas emigram à procura de trabalho.
  • O público chinês rejeita maioritariamente a produção nacional a favor dos filmes norte-americanos.

1998

  • A Warner Bros. e a Disney reduzem a produção cinematográfica de forma a reduzirem custos. A Disney ressente-se do fraco retorno de Amada, que custou 80 milhões de dólares, e de Armageddon, que muito embora tenha sido o campeão de bilheteira do ano, teve dificuldades em recuperar os 200 milhões de dólares de orçamento.
  • Titanic ganha 11 Óscares e iguala Ben-Hur (1959) como o filme mais premiado de sempre.
  • O fraco sucesso dos seus filmes faz com que Woody Allen tenha de cessar a colaboração com a equipa de produção com que trabalhava à mais de duas décadas.
  • O Mundo a seus Pés encabeça a lista dos 100 melhores filmes norte-americanos do American Film Institut.
  • E Tudo o Vento Levou volta a ser exibido nas salas de cinema, restaurado digitalmente e no formato original.
  • O ministro da cultura francês anuncia a Maison du Cinema, um centro cultural dedicado aos estudos cinematográficos e preservação de filmes.
  • Em Itália, onde 75% dos filmes exibidos são estrangeiros, uma greve dos profissionais de dobragem afecta seriamente a industria cinematográfica do país.
  • No Japão, os filmes nacionais representam apenas 30% do mercado do país, o valor mais baixo de sempre.
  • Titanic é o primeiro filme em língua inglesa a ter sucesso na Índia antes de ser dobrado em Hindu.

1999

  • Nos Estados Unidos, o custo médio da produção de um filme desce 2,3%, segunda descida em 2 anos, confirmando a preocupação da industria no controlo dos custos de produção que tinham disparado anos antes.
  • A quota de mercado dos filmes norte-americanos atinge os 70% na Europa. Na última década, o mercado não-americano passa a representar metade das receitas de um filme americano.
  • Nos Estados Unidos, os leitores de DVD atingem os 5 milhões de unidades vendidas.
  • O Óscar honorário a Elia Kazan gera polémica devido à sua colaboração, na década de 50, com o Comité de investigação de Actividades Anti-Americanas.
  • Giancarlo Paretti, que controlou a MGM até ao início da década, é acusado de fraude nos Estados Unidos e investigado criminalmente noutros países.
  • Devido a dificuldades financeiras, a Dreamworks desiste do seu plano de construir um complexo cinematográfico em Los Angeles.
  • A MGM “ressuscita” a personagem James Bond e promove-a junto das gerações mais novas, com mais de 100 horas de programação na MTV.
  • A fim de evitar a classificação de filme pornográfico, uma cena de orgia do filme De Olhos Bem Abertos, de Stanley Kubrick, é alterada digitalmente.
  • O poder da internet como meio de comunicação é confirmada com o sucesso inesperado do filme de baixíssimo orçamento (30 mil dólares) O Projecto Blair Witch Project. O filme obtém mais de 100 milhões de dólares de receitas de bilheteira graças à sua inteligente promoção na internet.
  • Numa sala de cinema de Hollywood, a fila de espera para comprar bilhete para Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma começa 3 semanas antes do filme estrear.
  • Em França, os filmes nacionais perdem 10% da quota de mercado, a maior descida na Europa em toda a década, passando a representar menos de 30% do mercado.
  • O filme curdo Yol, realizado em 1982 por Yilmaz Guney, é exibido pela primeira vez na Turquia.

The End