A New World Pictures foi uma empresa cinematográfica criada em 1970 por Roger Corman e que se dedicou à produção e distribuição de filmes de baixo orçamento durante mais de 20 anos.
Tendo ganho fama como produtor de filmes ultra baratos nas décadas de 1950 e 1960, em particular os distribuídos pela American International Pictures, Corman criou a New World Pictures para distribuir os seus próprios filmes e assim não pagar os elevados preços que as distribuidoras cobravam pela distribuição de filmes. Corman já antes tentara controlar o negócio da produção e distribuição, mas a Film Group, a primeira empresa que criou na década de 60, não teve muito sucesso e apenas durou alguns anos.
O sucesso da New World Pictures assentou na produção de filmes de baixo orçamento e em géneros cinematográficos sensacionalistas (terror, blaxploitation, mulheres na prisão, filmes de enfermeiras, entre outros), onde a exploração da imagem da mulher era uma constante. Um dos melhores exemplos da “filosofia” da empresa foi precisamente o seu primeiro filme: The Student Nurses (1970) foi rodado em três semanas por 150 mil dólares e rendeu mais de 1 milhão. Muito embora o seu lado sensacionalista, os filmes da New World Pictures sempre tiveram um lado femininista, já que as mulheres retratadas são, quase sempre, fortes e com uma presença dominadora. O que se passava à frente das câmaras reflectia o que se passava por detrás, uma vez que as mulheres sempre desempenharam um importante papel na empresa, uma vez que marcaram presença, quer na sua estrutura organizativa, quer na realização dos filmes, algo pouco comum numa Hollywood dominada pelo sexo masculino.
Com esta “fórmula”, a New World Pictures transformou-se na produtora de filmes B (termo que Corman não gostava) de maior sucesso, tendo também como característica o facto de ter dado oportunidade a muitos realizadores, na altura inexperientes (logo com ordenados mais baixos), como Francis Ford Coppola, Peter Bogdanovich, Joe Dante, Jonathan Demme, John Sayles, entre muitos outros.
Muito embora o seu reduzido orçamento, os filmes da New World Pictures têm um visual muito próprio, que advém, não só do estilo dos realizadores (Corman deixava os seus realizadores fazerem o seu trabalho, sugerindo apenas que o filme tivesse “movimento”), mas também de locais exóticos, como as Filipinas. Roger Corman encontrou neste país, não só locais visualmente apelativos para rodar os seus filmes, como era mais barato ai filmar: The Big Doll House (1971) foi a primeira produção da New World Pictures a ser rodada nas Filipinas, tendo custado apenas 125 mil dólares e arrecadado cerca de 3 milhões, uma das produções mais rentáveis da empresa.
A New World Pictures não existiu apenas com os filmes de baixo orçamento que produzia e foi responsável por ter dado a conhecer aclamados realizadores estrangeiros, como Ingmar Bergman, Federico Fellini e Akira Kurosawa, numa tentativa de Corman em afastar a empresa da “má fama” dos filmes B.
Em 1983, Roger Corman vende a empresa que, sob nova administração, praticamente abandona a produção cinematográfica e se concentra, já sob o nome de New World Communications, no negócio televisivo. Muito embora a empresa tenha continuado a existir até 1997, a New World Pictures é recordada pelo período de Roger Corman, sendo o reflexo do seu criador.
Lista de filmes da New World Pictures na Wikipedia