Da descoberta da fotografia às imagens em movimento
O cinema mais não é do que uma ilusão óptica, em que um conjunto de imagens, cada uma ligeiramente diferente da anterior e projectadas num ecrã de uma forma rápida, é interpretado pela mente humana como movimento contínuo. Este fenómeno, designado por persistência da visão, foi uma das invenções e descobertas cientificas ocorridas ao longo do século XIX, que possibilitaram o nascimento do cinema.
Uma inovação essencial para o nascimento do cinema foi, então, a fotografia, que se tornou comercialmente viável em 1839, quando Louis Daguerre desenvolveu um método que permitiu a impressão de fotografias em chapas de metal. Enquanto o método de Daguerre permitia a captura de sucessivas imagens de pessoas ou objectos em movimento, o Zoopraxiscope, de Eadweard Muybridge, permitia a projecção num ecrã, de uma forma rápida, de imagens imprensas num vidro rotativo, dando assim a ilusão de movimento. Outros avanços tecnológicos importantes para o nascimento do cinema foram a descoberta da electricidade e das lâmpadas incandescentes, que mais tarde viriam a ser incorporadas nos projectores, e o celuloide, que John Wesley inventa em 1869 e que servirá, anos depois, como a base da película cinematográfica.
Muito embora todos estes avanços, o nascimento do cinema não foi imediato e foi necessário o espírito criativo de Thomas Edison, nos EUA, e dos irmãos Lumière, em França, para que a sétima arte visse a luz do dia. Edison, ao aperceber-se que as imagens em movimento poderiam atrair muita gente, desenvolveu o Kinetoscope, uma caixa de madeira que funcionava à base de moedas e que permitia a uma pessoa assistir a um pequeno filme. Os primeiros filmes de Thomas Edison estrearam em Abril de 1894 em Nova Iorque, onde Edison abriu o primeiro salão Kinetoscope. O primeiro filme registado foi “Edison Kinetoscopic Record of a Sneeze” (Gravação kinetoscópica de um espirro por Edison – tradução livre).
No ouro lado do Atlântico, os irmãos Lumière tomam conhecimento da invenção de Edison e interessam-se pelas imagens em movimento, inventando o Cinematógrafo, um aparelho que permitia a projecção de filmes num ecrã. A 28 de Dezembro de 1895, no Salon Indien du Grand Café, em Paris, os Lumière efectuam a primeira projecção pública de filmes e o cinema, tal como o conhecemos, nasceu. Do programa desse dia constaram, entre outros, os filmes La Sortie des Usines Lumière (que mostra operários a saírem da fábrica dos irmãos Lumière) e L’Arroseur Arrosé, o primeiro filme de ficção da história do cinema.
Thomas Edison não se fica atrás e adquire o seu próprio sistema de projecção, o Vitascope, e inicia a projecção de filmes em 1896. No final da década outras empresas surgem no mercado, entre elas a Biograph e a Vitagraph, e no meio de sucessivos processos judiciais por causa de patentes, o cinema começa a ganhar público entre as classes trabalhadoras.
Timeline, Década 1800 – 1899
1831
- Os físicos Michael Faraday (britânico) e Joseph Henry (americano) descobrem o principio da indução electromagnética, que levará, no final da década, à descoberta da energia eléctrica.
1839
- O inventor francês Louis Daguerre desenvolve o Daguerreotype, o primeiro método comercial para produzir fotografias.
1841
- O inventor britânico William Fox Talbot patenteia o Calotype, processo para imprimir negativos fotográficos em papel.
1869
- John Wesley Hyatt inventa o primeiro plástico comerciável, o celuloide, que mais tarde servirá de base à película cinematográfica.
1879
- O americano Thomas Edison regista a primeira lâmpada incandescente, que será parte importante dos projectores cinematográficos.
1887
- Na Alemanhã, Ottomar Anschultz demonstra o Electrotachyscope, um mecanismo que faz girar um disco com imagens e que, assim, cria a ilusão de imagens em movimento. Ao contrário da projecção, as imagens do Electrotachyscope apenas eram vistas por uma dezena de pessoas ao mesmo tempo.
1889
- O americano George Eastman inventa o filme de celuloide perfurado.
- Thomas Edison desenvolve o Kinetophonograph que permite sincronizar a projecção de um filme com uma gravação fonográfica.
1891 - Thomas Edison inventa o primeiro sistema cinematográfico do mundo,o Kinetograph, e o Kinetoscope, uma caixa que permitia ver filmes.
1892
- O francês Émile Renauld demonstra o Praxinoscope, que permite projectar pequenas animações desenhadas à mão, num ecrã.
1893
- Thomas Edison constrói o primeiro estúdio de cinema (Black Maria) em Nova Jérsia.
- Tem lugar em Nova Iorque a primeira exibição pública do Kinetoscope.
1894
- Thomas Edison inicia a actividade comercial do Kinetoscope, em Nova Iorque.
- Robert W. Paul, um cientista de Londres, descobre que Edison não tinha registado o Kinetoscope na Inglaterra e começa a aperfeiçoá-lo; os melhoramentos incluem um sistema que torna as imagens menos distorcidas e a sua projecção num ecrã.
- Em Berlim, Ottomar Anschutz faz a demonstração de um sistema de projecção.
1895
- A 28 de Dezembro, os irmãos Lumière efectuam a primeira exibição pública de filmes, data considerada como a do nascimento do cinema.
- Os americanos Thomas Woodville e Charles Jenkins desenvolvem o Phantascope, um sistema de projecção mais desenvolvido.
- Em Inglaterra, Robert W. Paul e o fotografo Birt Acres colaboram na construção de uma câmara de filmar; Acres começa a filmar eventos desportivos.
- Na Alemanha, Max Skladanowsky regista o seu projector Bioskop e faz uma projecção pública em Berlim.
1896
- Thomas Edison adquire os direitos do Phantascope (passando-se a chamar Vitascope) e inicia projecções públicas em Nova Iorque.
- As empresas Biograph e Vitagraph iniciam operações, tornando-se nas principais rivais da Edison Company.
- Em Inglaterra, Birt Acres demonstração da projecção de filmes e funda a Northern Photographic Works.
- Robert W. Paul dá a conhecer o seu método de projecção de filmes e meses depois realiza o primeiro filme de ficção inglês, The Soldier’s Courtship.
- Peter Elfelt realiza o primeiro filme Dinamarquês.
- O espectáculo dos Irmãos Lumière estreia na Índia.
- A primeira exibição cinematográfica em Espanha ocorre em Madrid, perante uma audiência constituída principalmente por colegiais.
1897
- A Vitagraph estreia o seu primeiro filme de ficção The Burglar on the Roof.
- Fructuoso Gelabert realiza o primeiro filme de ficção espanhol, Rina en un Café.
1898
- Até meados da década seguinte, em vez de alugarem, as empresas cinematográficas vendem os filmes e o equipamento de projecção às empresas exibidoras.
- Os imigrantes e as classes trabalhadoras constituem o grande público cinematográfico.
1899
- Cecil Hepworth, um dos fundadores da industria cinematográfica britânica, produz os seus primeiros filmes.
- O Japão produz os seus primeiros filmes.
- Robert W. Paul inaugura um dos primeiros estúdios ingleses no norte de Londres.
- Auguste Baron trabalha no seu sistema sonoro, mas não encontra grande receptividade.
Imagem: By W.K.-L. Dickson, Public Domain, WikiCommons
The End