As histórias da história do Cinema

História

História do Cinema: 1970-1979

Fila de espectádores num cinema em Nova Iorque para assistirem ao filme "Tubarão"

O Blockbuster

A década de 70 foi palco de um conjunto de acontecimentos que alteraram o panorama da indústria cinematográfica norte-americana e, consequentemente, do resto do mundo. Após 25 anos de declínio económico, os anos entre 69 e 71 revelaram-se o fundo de uma crise que alterou por completo a industria. Exemplo dessa crise é o facto da Metro-Goldwyn-Mayer, um dos símbolos da sétima arte, se ter visto obrigada, em 1970, a leiloar o guarda-roupa e adereços das suas mais famosas produções para angariar dinheiro. Muito embora os novos géneros cinematográficos, Hollywood demonstrava, no início desta década, uma incapacidade de atrair o público mais jovem às salas de cinema e isso revelava-se no decrescente número de espectadores.

A salvação da indústria esteve numa nova geração de realizadores, que cresceram a ver os filmes de Hollywood e num tempo de transformação social e, assim, transformaram alguns géneros cinematográficos. Realizadores como Martin Scorsese, George Lucas, Brian de Palma, Francis Ford Coppola e Steven Spielberg foram alguns dos nomes que reinventaram Hollywood e que, devido ao facto dos estúdios não encontrarem outras soluções, tinham liberdade (e dinheiro) para realizarem o que desejavam. Como resultado, na década de 70, foram produzidos filmes como O Padrinho (I e II), O Exorcista, Os Incorruptíveis Contra a Droga, O Tubarão e A Guerra das Estrelas. Todos eles grandes sucessos de bilheteira, em particular os dois últimos, que marcam o ponto de viragem da industria e criaram um “monstro”: o blockbuster. Virado para um público jovem, repleto de acção e efeitos especiais, este tipo de filme transformou a economia de Hollywood e os estúdios cada vez mais dependem deles. Antes da moda do blockbuster “solidificar”, na década seguinte, os realizadores que os criaram tiveram a oportunidade de inovar, produzindo filmes como Nashville, Taxi Driver, Laranja Mecânica, O Caçador, entre muitos outros. Para além destes, Hollywood teve também algum sucesso com filmes mais tradicionais, como os filmes catástrofe Torre do Inferno, Aeroporto, Terramoto, entre outros, e até assistiu ao regresso dos musicais com A Febre de Sábado à Noite e Greese.

A transformação económica dos anos 70 não se ficou pelo nascimento do blockbuster e Hollywood viu o seu crescimento económico também assente em novas fontes de receitas: os multiplexes (complexos cinematográficos com várias salas de cinema), que permitiram exibir mais filmes e de uma forma mais lucrativa, e novos canais de televisão por cabo, como o Home Box Office (HBO), que permitiram aumentar a “vida” de um filme e retirar dai dividendos. Para além destas novas formas de exploração cinematográficas, Hollywood descobriu também a saturação publicitária, nomeadamente em televisão, que em conjunto com a exibição de um filme em larga escala, traduzia-se em grandes receitas.

Acompanhando Hollywood, o panorama cinematográfico de outros países mostrava-se, também, muito sombrio e apenas o aparecimento de novos realizadores disfarçava a crise. Em Inglaterra, a produção cinematográfica caiu vertiginosamente e apenas a utilização dos estúdios pelas produções norte-americanas conseguia manter a indústria do país à tona de água. Os anos 70 são também de crise para as cinematografias italianas e japonesas, enquanto que na Alemanha o novo cinema alemão, conhecido pela sua crítica aos valores burgueses, ganhava reconhecimento internacional, nomeadamente através dos filmes de Wim Wenders e Rainer Werner Fassbinder. Tal como na Alemanha, também na Polónia, Austrália e Brasil viram as suas cinematografias reconhecidas, através, uma vez mais, do trabalho de novos realizadores como o dos polacos Andrzej Wajda e Krzystof Kiesconski, do brasileiro Bruno Barreto e do australiano Bruce Beresford.

Diane Keaton em “Annie Hall

Timeline, Década 1970-1979

1970

  • Por pressão do Departamento de Justiça, a industria cinematográfica norte-americana institui quotas para o emprego de minorias.
  • Richard D. Zanuck, presidente da 20th Century Fox, é forçado a abandonar o cargo devido ao falhanço comercial dos últimos filmes do estúdio, que o colocam à beira da falência, à semelhança do que aconteceu nos outros estúdios de Hollywood.
  • Stanley Jaffe torna-se, aos 30 anos, o mais novo responsável de um estúdio de Hollywood, ao assumir o cargo de presidente da Paramount Pictures.
  • A Metro-Goldwyn-Mayer muda os escritórios da administração de Nova Iorque para Hollywood e leiloa os adereços e guarda-roupa dos seus filmes.
  • O vice-presidente norte-americano, Spiro Agnew, ataca os filmes de música rock, acusando-os de “lavar o cérebro” à juventude, que se sente atraída pelas drogas.
  • As forças armadas norte-americanas banem a exibição de MASH., vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, devido à sua crítica aos militares.
  • Como reflexo da crise, a industria cinematográfica inglesa tem apenas quatro filmes em produção.
  • É inaugurado, em Paris, o primeiro drive-in numa área metropolitana francesa.
  • Dodes’kaden marca o regresso de Akira Kurosawa à realização, após um interregno de cinco anos.
  • O filme Inquérito a Um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, do realizador Elio Petri, levanta celeuma em Itália devido ao seu retrato da corrupção nas forças policiais.

1971

  • Nos Estados Unidos, o preço médio de um bilhete de cinema é de 1,65 dólares, mas muitas salas de cinema, que não exibem estreias, têm sucesso ao cobrar apenas um dólar.
  • A indústria cinematográfica de Hollywood, com o apoio do Governador da Califórnia, Ronald Reagan, recebe garantias do Governo para ajudar o sector em crise.
  • A comunidade italiana nos Estados Unidos consegue pressionar o realizador Francis Ford Coppola a não utilizar a palavra Máfia no filme O Padrinho.
  • George C. Scott renuncia a uma eventual vitória nos Óscares deste ano, acabando por ganhar mesmo o prémio de melhor actor, pela sua interpretação em Patton.
  • O estado norte-americano da Georgia bane o filme Iniciação Carnal , considerando-o obsceno, mas o Supremo Tribunal anula a decisão.
  • A televisão estatal francesa recusa-se a transmitir Tristeza e Compaixão, documentário de Marcel Ophuls sobre a colaboração francesa com os alemães durante a II Grande Guerra Mundial.
  • O realizador Pier Paolo Pasolini volta a ter problemas com a censura italiana, desta vez por causa do filme Decameron.
  • Cinco anos após a sua exibição em Cannes, o filme de Andre Tarkovsky Andrei Rublev – O Artista Maldito é finalmente autorizado pelas autoridades soviéticas a ser distribuído no país.

1972

  • A inauguração do canal de televisão por cabo Home Box Office (HBO) dá inicio a uma nova fonte de receitas para a indústria cinematográfica norte-americana: canais de tv por cabo codificados e serviços de pay-per-view.
  • A estação de televisão norte-americana CBS abandona a produção cinematográfica.
  • O realizador Stanley Kubrick é obrigado a remontar o filme Laranja Mecânica, devido à recusa de muitas salas de cinema em exibirem um filme classificado para adultos e de muitos jornais recusarem a publicação do anúncio ao filme.
  • O filme pornográfico Garganta Funda enfrenta acções judiciais em várias localidades dos Estados Unidos, mas tal não impede que o filme se torne no maior sucesso do género.
  • A famosa revista norte-americana Life, que durante décadas informou e ajudou a publicitar filmes e actores de Hollywood, deixa de ser publicada semanalmente.
  • O Padrinho bate recordes de bilheteira e é alvo de controvérsia devido à violência e ao seu retrato da comunidade italiana nos Estados Unidos.
  • A Aventura de Poisedon é o primeiro de um ciclo de filmes catástrofe, género muito popular durante esta década.
  • Outro género popular é o Blaxploitation, filmes de acção de baixo orçamento interpretado por actores negros.
  • A visita da actriz Jane Fonda a Hanoi (Vietnam) não é bem vista por muitos norte-americanos.
  • Charlie Chaplin regressa aos Estados Unidos, após duas décadas de “exílio”, para receber dois prémios honorários.
  • Jovens anti-Castro interrompem o primeiro festival de cinema cubano em Nova Iorque.
  • Lados opostos da ocupação francesa da Argélia entram em confronto após a exibição do filme A Batalha de Argel, em Bordéus.
  • Em Paris, a sala Gaumont Palace, construída em 1911 e com mais de seis mil lugares, fecha as portas e dá lugar a um centro comercial e a um hotel.
  • A Johannesburg Film Society deixa de atribuir o prémio para melhor filme porque a censura do governo sul-africano impede a exibição dos melhores filmes.

1973

  • A Metro-Goldwyn-Mayer anuncia que vai começar a distribuir os seus filmes através da United Artists.
  • Como forma de demonstrar o seu apoio aos índios americanos, Marlon Brandon faz-se representar na cerimónia dos Óscares deste ano pela apache Sacheen Little Feather, que lê o discurso do actor a rejeitar o Óscar para melhor actor pelo filme O Padrinho. Posteriormente, vem a saber-se que Little Feather é, na realidade, uma actriz de nome Maria Cruz.
  • O Exorcista é o primeiro, de uma série de filmes de terror, a ter sucesso junto de público.
  • O actor e especialista em artes marciais, Bruce Lee, morre misteriosamente, numa altura em que os seus filmes tornam o género popular.
  • Um tribunal italiano considera o realizador Bernardo Bertolucci inocente da acusação de obscenidade no seu filme O Último Tango em Paris.
  • Em Cannes, o realizador Marco Ferreri é acusado de mau gosto devido ao seu filme A Grande Farra, sobre pessoas que se comem umas às outras até à morte.

1974

  • Os lucros da Metro-Goldwyn-Mayer aumentam graças ao seu hotel/casino de Las Vegas, deixando para segundo plano as actividades cinematográficas do grupo.
  • Julia Phillips é a primeira mulher a receber um Óscar como produtora, quando A Golpada vence o prémio de melhor filme desse ano.
  • Pela primeira vez, dois estúdios (Warner Bros. e 20th Century Fox) juntam-se para produzir, em conjunto, um filme (A Torre do Inferno).
  • Massacre no Texas torna-se um filme de culto e reflecte a nova cultura de violência cinematográfica.
  • Seguindo o exemplo francês, o México abre uma cinemateca nacional.
  • O filme Siddhartha gera controvérsia no Festival de Cinema da Índia devido a uma cena de nu.
  • A censura egípcia recua e permite a exibição do filme Al-asfour, sobre a guerra dos 6 dias ocorrida, em 1967, entre o Egipto e Israel.
  • Kathleen Nolan é a primeira mulher a ser eleita para a presidência do sindicato dos actores de cinema e televisão).

1975

  • A Sony dá a conhecer o Betamax, um sistema de vídeo caseiro que custa cerca de dois mil dólares.
  • Dalton Trumbo, argumentista na lista negra do Comité de Investigação de Actividades Anti-Americanas, recebe, finalmente, o Óscar para melhor argumento ganho 20 anos antes pelo seu trabalho em O Rapaz e o Touro.
  • O filme Tubarão, de Steven Spielberg, inicia uma nova forma de marketing cinematográfico ao utilizar anúncios televisivos massivamente e ao estrear num número de salas sem precedentes.
  • França inicia a atribuição de prémios nacionais de cinema, designados por Césares.
  • O governo francês deixa de subsidiar filmes classificados para adultos.
  • O realizador Pier Paolo Pasolini é assassinado em Bolonha.

1976

  • Os Estados Unidos assistem ao declínio do drive-in, com o desaparecimento de mais de mil ecrãs em duas décadas.
  • A Paramount Pictures anuncia que vai distribuir filmes no formato Betamax.
  • Rocky é o primeiro filme a utilizar o sistema steadicam.
  • Francis Ford Coppola roda Apocalypse Now nas Filipinas. Com uma duração de dois anos, a rodagem é assolada por problemas, entre eles: um tufão, um ataque cardíaco do actor principal e conflitos provocados por Marlon Brando.
  • E Tudo o Vento Levou é transmitido pela primeira vez em televisão nos Estados Unidos, em duas noites consecutivas, e bate recordes de audiência.
  • A Grã-Bretanha impõe um imposto de 75% das receitas mundiais de um filme a produtores estrangeiros que vivam no país.
  • Um tribunal italiano considera O Último Tango em Paris obsceno e declara que todas as pessoas envolvidas na sua produção, incluindo Marlon Brando, podem ser presas.
  • O realizador sueco Ingmar Bergman é preso por invasão fiscal e sofre um esgotamento nervoso.
  • O filme de Nagisa Oshima O Império dos Sentidos, sobre sexo obsessivo, é banido no Japão e nos Estados Unidos.

1977

  • Exibido num grande número de salas, Guerra das Estrelas arrecada 127 milhões de dólares de receita e mais de 2 biliões e meio em merchandising. O sucesso do filme estabelece, também, o sistema de som Dolby como standart.
  • A 20th Century Fox inicia a comercialização de filmes em cassetes de vídeo.
  • A actriz Bette Davis é a primeira a receber o prémio de carreira do American Film Institute.
  • O realizador Francis Ford Coppola é obrigado a penhorar a sua casa para arranjar dinheiro para acabar o filme Apocalypse Now.
  • O fato de homem que a actriz Diane Keaton usa no filme Annie Hall inicia uma nova moda.
  • O realizador Claude Autant-Lara culpa publicamente a Nouvelle Vague pelo decréscimo de espectadores dos filmes franceses.
  • Com a morte do ditador Franco, Espanha acaba com a censura, possibilitando a exibição do filme Viridiana, que Luis Bunuel realizou em 1961.

1978

  • Hollywood vê a sua produção diminuir para 354 filmes, contrastando com os 560 do ano anterior.
  • Hollywood sente o futuro da exibição de filmes ameaçado perante o crescimento da popularidade do vídeo.
  • Três executivos da United Artists demitem-se e formam a Orion Pictures.
  • O discurso de Vanessa Redgrave a favor da Palestina, na aceitação do Óscar para melhor actriz secundária, levanta muitos protestos. Três meses depois, uma bomba explode num cinema de Los Angeles, onde é exibido o documentário The Palestinian.
  • Um dia antes de ouvir a sentença do tribunal num caso de corrupção de menores, o realizador Roman Polanski foge para França.
  • O Canada bane Menina Bonita, o primeiro filme em língua inglesa do francês Louis Malle e onde Brooke Shields interpreta uma prostituta de 12 anos.
  • Ingmar Bergman regressa à Suécia e ai realiza Sonata de Outono, o primeiro filme do realizador na sua terra natal em quatro décadas.
  • Muito embora a sua reputação mundial, o realizador indiano Satyasit Ray tem dificuldade em encontrar um distribuidor para o seu filme O Jogador de Xadrez.
  • A censura indiana permite beijos nos filmes.
  • Com o fim da revolução cultural na China, a Academia de Cinema de Beijing reabre as suas portas.

1979

  • Nos Estados Unidos, homossexuais protestam contra o filme de William Friedkin A Caça, sobre homossexualidade sadomasoquista.
  • Com o filme Mulher Nota 10, do realizador Blake Edwards, a actriz Bo Derek torna-se num símbolo sexual e a sua imagem está espalhada por todo o lado.
  • Alan Ladd, Jr. demite-se do seu cargo de gestor da 20th Century Fox e torna-se num produtor independente. A sua demissão, contra a gestão por objectivos defendida pela administração do estúdio, simboliza o choque entre a velha e a nova Hollywood.
  • É inaugurado, em Toronto (Canadá), o maior complexo de cinema do mundo, com 18 salas.
  • Países comunistas abandonam o Festival de Cinema da Alemanha Ocidental em protesto contra a exibição do filme O Caçador, que dá uma visão sádica e brutal dos norte-vietnamitas durante a guerra do Vietname.
  • O produtor Carlo Ponti, marido da actriz Sophia Loren, enfrenta acusações de tráfego ilegal de moedas e obras de arte.

The End