Em 1921, a adaptação cinematográfica do livro The Sheik, um romance menor de Edith M. Hull que aproveitava a moda árabe em voga na época, tornou o actor italiano Rudolph Valentino numa das maiores estrelas da história do cinema e um verdadeiro fenómeno de popularidade. O sucesso do filme levou a United Artists a adquirir o segundo livro da autora e a produzir, cinco anos depois do filme original, uma das primeiras sequelas do cinema.
Muito embora a fama que tinha alcançado com O Sheik, Valentino cedo se cansou da imagem romântica que o filme lhe tinha dado junto do público e jurou nunca mais interpretar uma personagem semelhante. No entanto, devido a dois divórcios, batalhas jurídicas por causa do seu contrato com a Famous Players-Lasky, e que o levou a assinar pela United Artists, e o facto de os seus filmes anteriores não terem sido o sucesso que se esperava, o actor acedeu em regressar à personagem. Aceitando a imagem de amante que lhe tinha dado fama, o actor resolveu divertir-se com a personagem; de tal forma, que interpreta dois Xeques: pai e filho. O resultado foi um dos melhores filmes da sua carreira.
Se O Sheik é uma adaptação morna do tórrido romance original, já O Filho do Sheik é um filme mais ousado e controverso, com melhores níveis de produção e que foi de encontro às expectativas do público. Infelizmente, O Filho do Sheik fica na história do cinema, também por motivos trágicos, já que Rudolph Valentino faleceu pouco tempo após a estreia, de repente e com apenas 31 anos de idade. Mais de 80 mil pessoas assistiram ao funeral do actor e os fans não deixaram de assistir, também, à última performance do actor, fazendo de O Filho do Sheik um sucesso de bilheteira.
O Filho do Sheik encontra-se no domínio público e disponível no Internet Archive.
The Son of the Sheik
United Artists, Estados Unidos, 1926, 72 min., Drama. Realizador: George Fitzmaurice. Argumento: Frances Marion e Fred De Gresac, baseado no livro homónimo de Edith M. Hull. Actores: Rudolph Valentino, Vilma Banky, George Fawcett, Montague Love, Karl Dane.
O filho de um Sheik apaixona-se pela filha do homem que o mandou raptar.
Galeria de imagens de “O Filho do Sheik” (1926)
Imagens provenientes de diferentes fontes da internet. Direitos de autor dos respetivos donos.