As histórias da história do Cinema

História

História do Cinema: 1930-1939

Os estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer

O studio system

Os estúdios independentes que, na década anterior, tinham lutado contra o domínio da Motion Pictures Patents Company eram agora quem dominava a industria cinematográfica em Hollywood. Metro-Goldwyn-Mayer, 20th Century-Fox, Warner Bros., Universal Pictures, Paramount Pictures e, numa menor dimensão, Columbia PIctures e RKO Radio Pictures controlavam a maioria das salas de cinema dos Estados Unidos e as centenas de filmes que os “alimentavam”.

A década é também marcada pela utilização do som na sétima arte e que viria a transformar a indústria: os actores começaram a dar mais atenção à voz, os estúdios procuraram no teatro actores mais expressivos, os escritores foram obrigados a definir as personagens através de palavras e com o fim dos filmes mudos, os escritores de cartões ficaram no desemprego. Mas o som permitiu também o nascimento de um novo género: o musical, aparecendo, então, estrelas como Maurice Chevalier, Fred Astaire e Ginger Rogers.

A década de 1930 é também marcada pela generalização dos filmes a cores. Em desenvolvimento desde a década de 1890, a tecnologia atingiu um momento fulcral com o desenvolvimento do processo de três cores, utilizado pela primeira vez na curta-metragem de animação Flowers and Trees (1933), de Walt Disney, e na longa-metragem A Feira da Vaidade (1935). No entanto, o melhor exemplo da tecnologia é o épico E Tudo o Vento Levou (1939), vencedor de oito Óscares, num ano que é considerado como o melhor da história da sétima arte.

Em França, o trabalho de realizadores como Jean Renoir, Jean Vigo, René Clair e Marcel Carné reflectem uma visão negra que antecipa a guerra que se avizinhava. Antes da guerra, a Alemanha produzia mais de 200 filmes por ano, onde se destacavam os trabalhos de Fritz Lang e G.B.Pabst. Após a ascensão de Adolph Hitler, em 1933, a industria cinematográfica alemã passa a ser controlada pelo Ministro da Propaganda, Joseph Goebbles, dando origem a verdadeiras homenagens ao fascismo, como o filme de Leni Riefenstahl O Triunfo da Vontade. Em Espanha, o cinema passa a ser controlado pela Companhia Industrial del Film Espanol e com a ascensão do ditador Franco no final da década, os filmes passa a ser controlados pelo Estado. Na União Soviética, a produção é dominada por dramas, adaptações literárias e acontecimentos históricos, destacando-se o trabalho do realizador Sergei Eisenstein.

Selo do Código de Produção (circa 1930)

Timeline, Década de 1930-1939

1930

  • Estreia Anna Christie, o primeiro filme sonoro da actriz Greta Garbo. O slogan publicitário do filme era: “Garbo, fala!”.
  • The Big House, realizado por George Hill, é o primeiro melodrama passado numa prisão.
  • O Presidente da 20th Century Fox, William Fox, é forçado a vender o estúdio por 18 milhões de dólares, depois de ter perdido a sua fortuna no crash da bolsa em 1929.
  • A Itália estreia o seu primeiro filme sonoro, La Canzone dell’ Amore, realizado por Gennaro Righelli.
  • All Quiet on the Western Front é banido na Alemanha devido à sua mensagem pacifista.
  • No inicio de década, os estúdios Paramount Pictures, Warner Bros. e 20th Century Fox são os donos da maioria das salas de cinema dos Estados Unidos.
  • Nasce o primeiro jornal diário dedicado exclusivamente à indústria cinematográfica: The Hollywood Reporter, ainda hoje publicado.
  • Em Março de 1930, o Código de Produção é adoptado pela indústria americana para reger a filmagem de cenas que abordem sexo, religião, violência e outros assuntos sensíveis.

1931

  • Devido à grande depressão, o número médio de espectadores diminui nos Estados Unidos, de 90 milhões em 1930 para 60 milhões em 1933. Os estúdios passam por tempos difíceis e as salas de cinema para atrair mais espectadores recorrem a expedientes como as secções duplas.
  • A RKO Radio Pictures adquire a empresa francesa Pathé.
  • Os estúdios americanos, na tentativa de impedir o constante assédio às suas estrelas entre si, acordam em limitar essa prática.
  • A Universal Pictures estreia Dracula e Frankenstein, interpretados por Bela Lugosi e Boris Karloff, respectivamente, e inicia o seu famoso ciclo de filmes de terror.
  • A Warner Bros. inventa o filme de gangsters com a produção de O Pequeno César e O Inimigo Público.
  • O realizador francês Jean Renoir estreia La Chienne, considerado a sua primeira grande obra, mas que foi um fracasso junto do público.
  • A Índia e o Japão produzem os seus primeiros filmes sonoros: Alam Ara e Madamu to Nyobo, respectivamente.
  • O realizador alemão Fritz Lang estreia filme Matou!.

1932

  • A Paramount deixa de ser dona dos estúdios Astoria em Nova Iorque. Os estúdios passam a ser um centro de produção independente.
  • Com receio da concorrência, os exibidores pretendem que os estúdios impeçam as estrelas de cinema de aparecerem na rádio; alguns estúdios aceitam temporariamente o pedido.
  • A Walt Disney estreia o primeiro desenho animado a cores, Flowers and Trees.
  • A Metro-Goldwyn-Mayer contrata Jean Harlon, que viria a tornar-se uma das grandes estrelas do estúdio, e o escritor William Faulkner, que viria a ganhar o Prémio Nobel.
  • A actriz Shirley Temple faz a sua estreia no cinema com apenas três anos de idade.
  • A Kodak introduz no mercado o filme de 8mm, destinado a realizadores amadores.
  • Alexander Korda funda, em Inglaterra, a London Films.
  • O filme do realizador soviético Sergei Eisenstein Que Viva Mexico! é suspenso devido à falta de apoio financeiro do autor Upton Sinclair.
  • O filme L’ Armata Azzurra, um tributo à força área de Mussolini, é o primeiro filme de propaganda italiano.
  • O Egipto estreia o seu primeiro filme sonoro, Inshudat el Fuad.
  • O psicólogo alemão Rudolf Arnheim publica “Film as Art”, trabalho teórico sobre o formalismo cinematográfico.

1933

  • O governo americano permite que os grandes estúdios controlem a produção, distribuição e exibição de filmes, tornando-se verdadeiros monopólios.
  • A Paramount Publix e a RKO, detentoras da Paramount Pictures e da RKO Pictures, respectivamente, declaram falência.
  • Fred Astaire e Ginger Rogers surgem juntos pela primeira vez no filme Voando Para o Rio de Janeiro.
  • O primeiro drive-in é inaugurado em New Jersey.
  • Na Alemanha, os nazis assumem controlo da indústria cinematográfica e forçam os judeus a abandonar os seus postos de trabalho. Os estúdios de Hollywood acedem a despedir os judeus que trabalham nos seus escritórios alemães.
  • O filme do produtor Alexander Korda The Private Life of Henry VII é um marco de qualidade na história do cinema inglês.
  • Hedy Lamarr ganha notoriedade internacional ao aparecer nua no filme checo Extase.

1934

  • O Código de Produção começa a ser rigidamente aplicado e assim se manterá até meados da década de 60.
  • O responsável da Metro-Goldwyn-Mayer, Louis B. Mayer, utiliza o serviço de notícias (newsreel) do estúdio contra o candidato a Governador da Califórnia Upton Sinclair , que acabaria por perder as eleições.
  • A Columbia Pictures estreia Woman Haters, a primeira das 190 comédias interpretadas pelos Três Estarolas.
  • O realizador francês Jean Vigo morre aos 29 anos vítima de leucemia. Neste mesmo ano estreia a sua obra-prima, A Atalante.
  • A Warner Bros. fecha o seu escritório de distribuição em Berlim, em reacção à política anti-semita do governo Nazi Alemão.

1935

  • Os estúdios de Hollywood começam a recuperar financeiramente, depois dos difíceis anos da Grande Depressão.
  • A fusão entre a Twentieth Century Pictures e a Fox Film Corporation leva à criação da 20th Century Fox.
  • É criada a Republic Pictures, uma das mais famosas produtoras de filmes B.
  • David O. Selznick abandona a Metro-Goldwyn-Mayer e torna-se num produtor independente.
  • Estreia o primeiro filme a utilizar o sistema de 3 cores da Technicolor, Becky Sharp.
  • É criado, em Roma, a escola de cinema Centro Sperimentale di Cinematografia.
  • Leni Riefenstahl realiza o filme de propaganda nazi O Triunfo da Vontade.
  • Em Inglaterra, J. Arthur Rank começa a construir o seu império cinematográfico, ganhando domínio em todas vertentes da indústria cinematográfica.

1936

  • Carl Laemmle, fundador da Universal Films, vende o estúdio a um grupo de investidores por pouco mais de 5 milhões de dólares.
  • Com o apoio da Pathé, é fundado um novo estúdio em Hollywood: Grand National.
  • A Pionner Pictures funde-se com a Selznick Internacional.
  • David O. Selznick adquire os direitos cinematográficos da obra de Margaret Mitchell “E Tudo o Vento Levou”.
  • Numa encíclica, o Papa Pio XI denuncia os filmes indecentes.
  • Aos 16 anos, Lana Turner é descoberta, quando trabalhava numa loja, pelo editor do jornal Hollywood Reporter, que a recomenda ao realizador Mervyn Leroy.
  • O filme de estreia da cantora Deanna Durbin, de apenas 15 anos, é um sucesso comercial e salva a Universal da falência.
  • A personagem Bugs Bunny é criada por um grupo de desenhadores da Warner Bros.
  • É criada, em Paris, a Cinemateca Francesa.

1937

  • A 20th Century Fox é o primeiro estúdio a usar a rádio para promover os seus filmes.
  • A Branca de Neve e os Sete Anões, da Disney, é a primeira longa-metragem de animação.
  • A invasão japonesa de Shangai (China), obriga a grande comunidade cinematográfica da cidade a emigrar para Hong-Kong e Taiwan. Os japoneses utilizam os estúdios ocupados para produzir filmes de propaganda.
  • Saint Tukaram é o primeiro filme indiano a vencer um prémio internacional, ao ser premiado no Festival de Veneza deste ano.

1938

  • O realizador inglês Alfred Hitchcock aceita realizar o seu primeiro filme americano, produzido por David O. Selznick.
  • O realizador soviético Mark Donskoy estreia o primeiro filme da Trilogia de Maxim Gorky (1938-1940).
  • A Inglaterra aumenta a quota de exibição de filmes ingleses e encoraja o investimento americano na produção inglesa.

1939

  • Os estúdios americanos têm o seu melhor ano, com um vasto conjunto de filmes aclamados artisticamente.
  • O estúdio Grand National entra em processo de falência.
  • Estreia de E Tudo o Vento Levou, um dos maiores sucessos comerciais da história da sétima arte e um dos mais aclamados pela crítica.
  • Hattie McDaniel vence o Óscar na categoria de melhor actriz secundária, pelo filme E Tudo o Vento Levou, e torna-se a primeira pessoa negra a vencer um Óscar.
  • Em consequência do início da II Grande Guerra, as salas de cinema em Inglaterra fecham temporariamente as suas portas.
  • A Regra do Jogo, a obra-prima do realizador francês Jean Renoir, é um fracasso comercial aquando da sua estreia.
E Tudo o Vento Levou (1939)

Sucessos de bilheteira da década de 1930

  1. E Tudo o Vento Levou (1939)
    Estados Unidos. Drama
  2. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
    Estados Unidos. Animação
  3. O Feiticeiro de Oz (1939)
    Estados Unidos. Aventura
  4. Frankenstein (1931)
    Estados Unidos. Terror
  5. As Aventuras de Tom Sawyer (1930)
    Estados Unidos. Drama
  6. King Kong (1933)
    Estados Unidos. Acção
  7. Peço a Palavra (1939)
    Estados Unidos. Drama
  8. Os Anjos do Inferno (1930)
    Estados Unidos. Drama de guerra
  9. Cavalgada (1933)
    Estados Unidos. Drama de guerra
  10. Saratoga (1937)
    Estados Unidos. Comédia romântica

Fonte: The Film Book

The End